sábado, 2 de julho de 2011

O USO DA RAZÃO

Meus queridos irmãos, minhas queridas irmãs,

Deus nosso Pai deu ao ser humano um dom muito poderoso que é a inteligência.
        Essa ferramenta, usada pelo espírito encarnado, tem por finalidade balizar os pensamentos que chegam ao cérebro, vindos da mente espiritual, para estabelecer as diretrizes do seu dia-a-dia.
        Por isso, meus irmãos, todos devem saber muito bem como trabalhar sua inteligência.
        No passado mais longínquo podemos vislumbrar o ser primitivo, ainda bastante rústico, quando usava seu pensamento de forma bastante limitada, voltado apenas para sua sobrevivência e auto-proteção.
        Com o passar do tempo, as oportunidades foram surgindo, proporcionando ao homem condições de desenvolver sua vontade, de modo a ampliar, cada vez mais, o seu campo de decisões a tomar.
        O progresso originado pelas conquistas da ciência e da tecnologia foi resultado do desenvolvimento da capacidade cerebral dos cientistas de então.
        Usar a inteligência, no entanto, é dever de todos e não apenas dos cientistas e homens de saber. É através da inteligência que o homem pode decidir sobre seus atos, burilar seus pensamentos e medir as palavras proferidas, não necessariamente nessa ordem.
        Quando a Doutrina Espírita recomenda aos seus seguidores, diante da autoridade do Espírito de Verdade, que enunciou o ‘Amai-vos e Instruí-vos’, tem ela o objetivo maior de ensinar os irmãos que, aprendendo como fazer bem, muitas dores podem ser evitadas.
        Ensinar, conforme orienta a Casa Espírita, não deve ser entendido no sentido pedagógico da educação escolar tradicional .
        Jesus ensinava e nunca se soube que criou escolas no seu verdadeiro sentido literal. O Centro Espírita tem o papel de tentar fazer o que Jesus fazia.
        A escola criada pelo Mestre é identificada pelo conjunto de seus ensinamentos, que constam dos Evangelhos, hoje facilmente encontrados e com inúmeras oportunidades de acesso e aproveitamento para todos.
        Estudar, portanto, é procurar aprender as bases, os princípios indispensáveis à formação do homem de bem (O Evangelho segundo o Espiritismo, Cap. XVII).
        Estudar não é apenas conhecer a teoria, mas também, colocar em prática aquilo que aprendeu. A prática, no entanto, poderá resultar em falhas, erros e desacertos, que devem ser corrigidos.
Ninguém está isento de errar, pois, de certa forma, aquele que erra, também aprende.
A Doutrina dos Espíritos, surgida no caminho das denominações religiosas que a Humanidade conheceu, representa a evolução mais racional e completa, apresentada para análise e aplicação do ser humano em seu aperfeiçoamento moral, levando- o à ascensão espiritual.
Sem estudar, sem conhecer, a inteligência “enferruja” e o homem entra naquele círculo vicioso de errar, errar, sofrer, desesperar-se e sair procurando ajuda em quem encontrar.
Lembrem-se que a evolução dos mundos está diretamente ligada ao crescimento espiritual de suas humanidades e isso só pode ocorrer por acúmulo de virtudes, de acertos, e não de erros.
É obrigação de todo ser encarnado, em especial nesta Terra de provas e expiações, procurar sempre conhecer os princípios elementares, ou seja, as causas de todas as decisões que devem ser tomadas. Assim como a pedra atirada não mais pode ser recuperada, as decisões que originam atos impensados geram conseqüências, que podem ser agradáveis ou dolorosas. Como a decisão é de cada um, ninguém pode se sentir prejudicado, nem ofendido ou atacado, sem seu consentimento.
        Procurem buscar a luz divina que é colocada sobre o candeeiro, conforme ensinara o Mestre Jesus. Toda Casa Espírita pode lhe proporcionar oportunidade de aprender, participando de grupos de estudos ou de palestras e cursos. O aprendizado é livre e está ao alcance de todos, bastando para isso munir-se de uma pequena dose de boa vontade.
        A persistência é importante porque o progresso somente é possível se o irmão perseverar naquilo que almeja. Deus nosso Pai deu a todos as mesmas armas, que devem ser utilizadas em suas batalhas interiores, onde cada um deve objetivar o seu aperfeiçoamento espiritual.
        Que o Pai Todo Poderoso abençoe a todos e que sejam iluminados por sua Luz infinitamente radiante, de amor e carinho para com todos os seus filhos.
                                                 Irmã Ester

Mensagem psicografada recebida no Centro Espírita Bezerra de Menezes, em 30/06/2011

Pensamento do dia: " Cada aprendiz deve se esforçar para criar no coração, a atmosfera propícia às manifestações do Senhor e de seus emissários. Trabalha, estuda, serve e ajuda sempre, em busca das esferas superiores e sentirás o Cristo operando ao teu lado, nas relações de cada dia." (Emmanuel)

Nenhum comentário:

Postar um comentário