O HOMEM E A NATUREZA
Meus amigos
Toda árvore adulta, já bastante desenvolvida, frondosa, iniciou-se a partir de uma pequenina semente.
Da mesma forma, o ser encarnado, ou espírito preso a um corpo material, também, teve seu inicio em um minúsculo princípio espiritual, criado por Deus, o que ocorreu em passado longínquo.
A árvore, ao longo de seu crescimento, passou por muitas transformações, desde a minúscula plântula, muito pequena e frágil, até atingir o tamanho imenso e portentoso, sobressaindo-se entre as demais espécies à sua volta.
O homem que evoluiu nesse espaço de tempo, contado em milhões de anos, também, apresentou uma gama variada de transformações em suas diferentes fases.
O vegetal, para uma existência sadia, uma maior firmeza e obtenção de seu intento, precisa de uma base firme, inclusive para suportar as intempéries, os ventos e as tempestades. Para isso, desenvolveu raízes vigorosas e profundas.
O espírito encarnado, em suas diversas existências, também, deve se preocupar em construir todo o seu futuro sobre base sólida, assim como aquele que construiu sua casa sobre a rocha.
Para garantir nutrição adequada, não do ponto de vista material, e sim no sentido espiritual, essa base é muito importante, para que os ventos das tentações, as tempestades do mal realizado, ou do bem não cumprido, possam ser barrados e a resistência às intempéries da alma seja garantida.
A árvore sadia, forma sua copa, ramificando-se e produzindo folhas, flores e frutos.
Quanto ao homem, o seu crescimento, não apenas físico,mas aquele referente ao aspecto moral, deve ser estruturado ao máximo, porque as ramificações de suas qualidades, que florescerão em bondade e frutificarão em atos de amor e de caridade dependerão da base sólida já mencionada.
Lembrem-se do Mestre Jesus, quando afirmou que ‘...a árvore boa não poderá produzir maus frutos, assim como, uma árvore má não poderá produzir bons frutos...’
A árvore, em toda a sua plenitude, proporciona também, a sombra adequada para proteger o viajante sob sua folhagem e, também, abrigo aos animais que dela se aproximam.
O irmão encarnado, de forma análoga, não deve apenas pensar em si próprio. Aquele que conseguir desenvolver uma boa base de atuação moral deverá usar não somente para si, mas também, permitir que possa abrigar lamentações alheias e acolher corações desesperados que dele necessitam.
Como a Natureza é a sublime criação de Deus, as lições que ela proporcionam podem ajudar o homem, da mesma forma que permitiu àquela gigantesca obra natural da Criação, auxiliar o ser humano durante milhões e milhões de anos.
Muitos irmãos, em função do orgulho e do egoísmo exacerbados, julgam-se acima de tudo e melhor que todos. No entanto, sendo a criação de Deus perfeita, se usassem um pouco mais a inteligência, os homens veriam que as necessidades de amor e dedicação que se encontram à sua frente, poderiam ensiná-los muito mais do que os cálculos mais sofisticados e as invenções tecnológicas mais surpreendentes.
Dediquem alguns minutos diários para meditar a respeito desses exemplos e concluirão que eles podem marcar profundamente sua evolução espiritual.
Deixem a correria por alguns instantes e busquem aquilo que poderá lhes trazer a paz e a possibilidade de caminharem paralelamente aos passos do Divino Mestre.
Espero que pensem cuidadosamente no principio mais importante que está em jogo, o seu desenvolvimento espiritual, assim como a árvore o faz, ao longo de toda a sua existência material.
Acreditem, que a ajuda estará sempre ao alcance de todos e ela será proporcional ao desempenho de cada um e à confiança que demonstrem em Deus, para assim encontra Nele o seu porto seguro.
Que Deus os abençoe e ilumine.
Do seu amigo
Marcos
Mensagem recebida no Centro Espírita Bezerra de Menezes
Pensamento do dia: " Não xingue as pedras que estão no seu caminho; pode ser que elas estejam aí para te ajudar a andar." (Autor desconhecido)
Nenhum comentário:
Postar um comentário