sábado, 16 de junho de 2012


DEVOTAMENTO E ABNEGAÇÃO

Meus queridos irmãos, minhas queridas irmãs,

            Devotamento e abnegação são duas virtudes pouco conhecidas e, como diríamos, pouco praticadas pela maioria dos irmãos encarnados, mesmo aqueles que professam algum credo religioso.
            Saibam todos vocês que a doutrina libertadora, que ensina o homem como se aproximar de Deus tem como bandeira principal a caridade. Para praticar a caridade, o homem deve desenvolver dentro de si, uma grande dose de amor, esse sentimento que deve governar e organizar o relacionamento entre todos os seres encarnados.
            No entanto, amor e caridade não podem dispensar a dedicação e o desprendimento com que as pessoas devem se munir para ajudar o próximo, qualquer que seja o nível de suas necessidades.

            O irmão que atravessa, com dificuldade e sofrimento, um problema complexo e prolongado de saúde, e que necessita de auxilio, não somente dos profissionais especializados, mas também, dos cuidados daqueles que lhe são próximos, depende de uma grande determinação, ou seja, do devotamento dos que se predispõem a essa ajuda.
            Assim, dedicar-se de corpo e alma, como vocês dizem na Terra, é fundamental para que o auxilio humanitário seja proporcionado com o máximo de carinho. Isto, meus irmãos, é devotamento
            Outro sentimento, que somente pode ser desenvolvido, é quando o irmão prestativo, no desejo de ajudar, procura se desprender de tudo, sacrificando horas de lazer e até de trabalho, para cumprir tal dedicação caritativa e sem limites no auxilio ao próximo; essa virtude é conhecida como abnegação.
            Devotamento e abnegação sempre caminham juntos e estão sempre próximos da caridade. Percebem, meus irmãos, que em todo o processo de ajuda, de toda a espécie de caridade, não apenas no exemplo anterior, mas em todos os momentos da existência humana, pode-se considerar que a dedicação é sempre indispensável.
            Ajudar irmãos em condições de carência material, outros que necessitam de orientação espiritual, crianças e jovens que precisam ser encaminhados segundo uma educação correta, no sentido da moral mais elevada...esses e outros exemplos exigem, sempre, seres dedicados e comprometidos, que chegam a ignorar suas próprias necessidades, para poder participar, como coadjuvantes, do desenvolvimento espiritual e da orientação do caminho que necessita ser trilhado pelo irmão em desespero.
            Conclui-se que, o devotamento e a abnegação, por ocasião do socorro aos irmãos necessitados, atuam, sempre, em contraposição ao egoísmo. Tudo isso é uma bênção do Pai, porque assim agindo, aqueles que ajudam os outros estarão modificando seu possível comportamento egoísta, pela dedicação sincera de auxiliar. É um avanço, um crescimento espiritual que o irmão encarnado colhe como um fruto beneplácito na sua presente encarnação.
            Viver melhor é auxiliar sempre que necessário, pois assim estarão seguindo a prática do ensinamento sublime do "amar-vos uns aos outros", tão bem exemplificada pelo meigo Rabi da Galiléia.
            Deus que é Pai espera isso de todos os seus filhos, aos quais se dedica e coloca diante deles, as oportunidades para o serviço de ajuda ao próximo. Cabe aos filhos, em consonância com a bondade do Pai, serem caritativos e irmãos de todos os seus semelhantes, para poderem ser dignos da ajuda que também recebem do Alto.
            Deus abençoe todos vocês.

                                                 Irmã Ester

        Mensagem psicografada recebida no Centro Espírita Bezerra de Menezes

Pensamento do dia: " Dá de ti para os outros não somente o paletó que não usas, o sapato que não te serve, a calça que já não vestes, mas dá, também, o carinho, a ternura e o coração, de modo que não te devam obrigação" (André Luiz).

8 comentários:

  1. Nossa... em prece pedir ajuda a Deus e essas palavras: Devotamento e abnegação foram mostradas através da leitura do Evangelho para mim... Muito Obrigada meu Deus. PALAVRAS de um NOVO DIA. Muita Luz e Devotamento a todos. E que assim seja.

    ResponderExcluir
  2. Em verdade vos digo: é difícil devotamento e abnegação quanto estamos submersos nas necessidades do dia-a-dia. Difícil até fazer a caridade material sem aquele sentimento de impessoalidade. Sinto que posso fazer mais mas não encontro meios para fazê-lo de coração ♥, de me envolver de fato no processo da caridade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha vontade é largar tudo "e me devotar de corpo e alma", mas como trabalhando 50 h por semana, tendo que cuidar da casa, filhos estudar e etc. Difícil arrumar tempo para pensar no outro.

      Excluir
    2. Essas mensagens são pra mim mesmo, rsrs

      Excluir
  3. Linda mensagem tocou profundamente meu coração relativo as essas palavras devoção e abnegação. Devemos ser fiéis a Jesus

    ResponderExcluir
  4. AMEN QUE O ESPIRITO DO DOUTOR BEZERRA DE MENEZES SEMPRE AMPARE AQUELES QUE PROCURAM EM CRISTO A SOLUÇAO DOS MALES DA HUMANIDADE QUE A LUZ PREVALEÇA E JESUS NO LEME

    ResponderExcluir