segunda-feira, 21 de março de 2011


BUSCAI E ACHAREIS

      Pedi e vos será dado; buscai e achareis; batei à porta e ela vos será aberta; pois, todo aquele que pede, recebe, o que procura, acha e ao que bate, se lhe abrirá. Que homem entre vós dará uma pedra ao seu filho, se ele lhe pedir pão?  Ou se pedir um peixe, dar-lhe-á uma serpente? Ora, se vós que sois maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, não é lógico que, com mais forte razão, vosso Pai que está nos céus lhes dê os bens verdadeiros aos que lhe pedirem. (Mateus, cap. VII, v. 7 a 11.)
Do ponto de vista terreno, a máxima: Buscai e achareis é análoga a esta outra: Ajuda-te que o céu te ajudará. É o princípio da lei do trabalho e, consequentemente, da lei do progresso, afinal, o progresso é filho do trabalho, pois o trabalho põe em ação as forças da inteligência.
Se Deus houvesse liberado o homem do trabalho do corpo, seus membros iriam se atrofiar; se o houvesse isentado do trabalho da inteligência, seu espírito permaneceria na infância, no estado de instinto animal. Por isso fez do trabalho uma necessidade. Ele lhe disse: Procura e acharás; trabalha e produzirás. Dessa maneira, serás o filho das tuas obras, terás delas o mérito e serás recompensado de acordo com o que tiveres feito.
Em virtude desse princípio, os Espíritos não vêm poupar ao homem o trabalho das pesquisas, trazendo-lhe descobertas e invenções, já feitas e prontas a ser utilizadas, de modo a não ter ele mais do que tomar o que lhe puseram nas mãos, sem o incômodo, sequer, de abaixar-se para apanhar, nem mesmo o de pensar. Se assim fosse, o mais preguiçoso poderia enriquecer-se e o mais ignorante tornar-se sábio à custa de nada e, ambos, se atribuíriam o mérito do que não fizeram. Não, os Espíritos não vêm isentar o homem da lei do trabalho: vêm, unicamente, mostrar-lhe a meta que lhe cumpre atingir e o caminho que a ela conduz, dizendo-lhe: Anda e chegarás. Toparás com pedras; olha e afasta-as tu mesmo. Nós te daremos a força necessária, se a quiseres empregar.
Do ponto de vista moral, essas palavras de Jesus significam: Pede a luz que deve iluminar tua estrada e ela vos será dada; pede a força para resistir ao mal e a terá; pede a assistência dos bons Espíritos e eles virão acompanhar-te e irão servir-te de guias; pede bons conselhos e eles não serão jamais recusados; batei à porta e ela te será aberta. Mas, pede sinceramente, com fé, confiança e fervor. Apresenta-te com humildade e não com arrogância, sem o que serás abandonado às tuas próprias forças e as tuas quedas serão a punição do teu orgulho.
Tal é o sentido destas palavras: Buscai e achareis; batei e a porta se vos abrirá.

                                “O Evangelho segundo o Espiritismo, Cap. XXV

Pensamento do dia: Jamais se desespere em meio às mais sombrias aflições da vida, pois das nuvens mais negras cai água límpida e fecunda".(Provérbio chinês)

Nenhum comentário:

Postar um comentário