quinta-feira, 31 de março de 2011


REFORMULANDO CONCEITOS
 
           A vida nem sempre é uma tarefa fácil. É algo muito complexo e difícil de ser explicado por palavras, além de se constituir em uma imensidade de situações com uma infinidade de nuances.
         Na falta de uma educação adequada na infância, que deveria ser transmitida por pais que já tenham atingido um grau de evolução incomum, a maioria dos jovens cresce sem entender a vida, sem compreender as razões que estão por trás das atitudes das pessoas e, pela ausência de referências sobre como devem agir, ficam incapacitados de escolher a atitude correta para cada situação.
       Na juventude, a maioria passa por problemas de adaptação ao seu mundo exterior, acabando por criar um sentimento de revolta contra os pais e contra a sociedade. Os colegas possuem os mesmos problemas e com eles, os jovens podem se sentir à vontade, passando assim a servirem de modelos uns para os outros, aprendendo mecanismos de defesa mais fáceis de compreender, como a ironia, a hostilidade e a violência. Embora esta não seja a melhor forma de aprender, procuram referências de comportamento na televisão, nas revistas, nos filmes, nas notícias de jornais e nos sites de relacionamento da Internet. Aos poucos, começam a achar que seus pais sabem ainda menos do que eles, que estão atrasados em relação ao que se passa no mundo de hoje.
         Ao enfrentarem mais tarde a competição no trabalho, pressionados pela profissão que abraçaram, a tendência será de que, colocando, então, uma prioridade menor na compreensão da vida, muitos problemas existenciais acabam ficando sem solução, justamente porque não cultivaram isso no momento oportuno. Ao se acomodarem, terminarão como seus pais, sem condição de passarem aos seus filhos um entendimento maior da vida, e esse estado de coisas tende a se perpetuar por séculos.
         O Espiritismo traz uma contribuição definitiva para essa compreensão, de como se processa a evolução espiritual de cada um, através de sucessivas encarnações, trazendo as respostas para todas as nossas questões existenciais. Analisando as bases do conhecimento, que deve receber de seus pais, o jovem poderá decidir por uma correção de rumo, possibilitando sua reorientação no caminho do bem, em comunhão com o Evangelho de Jesus.
Lembrar sempre que o jovem de hoje, bem orientado, será o esteio da casa que pretende construir e terá condições de passar esses ensinamentos para seus próprios filhos, auxiliando assim, na estruturação de uma família mais sólida e, por extensão, de uma sociedade mais justa e cristã.

                                                                               Vanildo Favoretto

Pensamento do dia: " Quem deseja plantar apenas por alguns dias, planta flores; quem deseja plantar para alguns anos, planta árvores; mas, quem quer plantar para a eternidade, planta idéias nobres nos corações daqueles a quem ama" (Sabedoria Oriental)

Nenhum comentário:

Postar um comentário