quinta-feira, 17 de março de 2011

PREPOTÊNCIA E ARROGÂNCIA

Quanto maiores as quali­dades morais de cada um, mais cons­ciência ele tem dos seus erros, em­penhando-se em combatê-los de forma voluntária e permanente. Quanto menor a bagagem de vir­tudes, menos conscientização possui dos seus equívocos, projetando-os nos outros e tornando-­se agressivo, de várias maneiras, dentre as quais através da pre­potência, um dos sentimentos derivados do egoísmo e do orgulho.

Quando se é prepotente, pro­cura-se impor opiniões a qualquer custo, não importando as conseqüências. A arrogância, então, pode estar presente em muitos atos de quem se considere superior, todo poderoso e dono da verdade.
O verdadeiro cristão, de um modo geral, por força do estudo que faz dos ensinamentos de Jesus, busca assimilar a sua essência mais profunda, e então, sente a necessidade de melhorar-se progressivamente, à medida que amplia seus conhecimentos, a fim de alterar para melhor sua personalidade, porque procura, pouco a pouco, harmonizar-se com o modelo deixado pelos exemplos do Mestre de Nazaré.
Entretanto, se sua vigilância não é firme, pode, por exemplo, prosseguir manipulando, articulando tramas, buscando o poder pelo poder, de inúmeras maneiras, esquecendo que a finalidade principal da reen­carnação, na fase atual de transição do nosso Planeta e da nossa Humanidade, é o progresso moral.
Não é possível haver convi­vência fraterna sem a abertura do coração das pessoas entre si, seja na vida particular, que envolve a família , seja no comportamento profissional ou social, de um modo geral.
Deve-se cuidar para que não haja prevalência do personalismo, procurando-se o diálogo sincero no contexto de qualquer atividade a ser realizada, para que ali sempre impere a paz. A hora é de trabalho em conjunto, buscando-se o consenso e a harmonia, num exercício de cari­dade moral, onde a sinceridade e a humildade estejam presentes.
A propósito, conta-se que um rei estava percorrendo seu reino com um grande cortejo. De todos os lados, os súditos acorriam para contemplá-lo e saudá-lo, até que o rei reparou que um homem prosseguia em suas tarefas, numa completa indiferença.
O rei parou e disse-lhe:
- Todos olham para mim, menos você. Por que tamanha indiferença?
O homem respondeu:
- Conheci outrora um rei que morava nesta cidade. Morreu ao mesmo tempo que um mendigo e foram enterrados no mesmo dia, em túmulos diferentes, porém, próximos. Na vida, nós os reconhecíamos pelos seus corpos; na morte, por seus túmulos. Um dia, porém, veio uma tempestade e devastou o cemitério e os túmulos, misturou os ossos, e ninguém mais conseguiu distinguir o rei do mendigo.
Pensem bem, antes de querer se impor sobre os outros, porque aquele que quiser ser o maior, será rebaixado, enquanto que, o que se fizer menor, será exaltado no Reino dos Céus.

                        Vanildo Favoretto


Pensamento do dia:"Fico triste quando alguém me ofende, mas, com certeza, eu ficaria mais triste se fosse eu o ofensor. Magoar alguém é terrível!"(Chico Xavier).

Um comentário:

  1. MUITO SE LUTA PARA TER UMA BAGAGEM DE VIRTUDES, MAS POUCOS CONSEGUEM
    SE FALA QUE O VERDADEIRO CRISTÃO CONSEGUE SE VIGIAR E NÃO FALHAR.
    E EU PERGUNTO :
    AONDE ESTÃO? NAS IGREJAS ? NAS CASAS ESPIRITAS ?
    OU SERÁ QUE ESTÃO EM UM OUTRO PLANO ??????
    INFELIZMENTE A MAIOR PARTE DOS ENCARNADOS PRINCIPALMENTE OS QUE OCUPAM UM LUGAR DE DESTAQUE , AQUELES QUE SUBIRAM ALGUNS DEGRAUS (AS VEZES DE AREIA )NÃO SÃO PREPOTENTES ?? COLOCANDO SUAS OPINIÕES E VONTADES NA FORÇA. ISSO NÃO É EGOISMO ?NÃO DANDO O DIREITO DAQUELE QUE ESTÁ EMBAIXO ,EXPOR SUAS IDÉAS ?
    REALMENTE , VAMOS PENSAR MELHOR AO NOS COLOCARMOS DIANTE DE IRMÃOS QUE AINDA TEM DIFICULDADE NO DESENVOLVIMENTO MATERIAL E PRINCIPALMENTE ESPIRITUAL .
    TEM PESSOAS QUE SE ACHAM PORTADORAS DESSA BAGAGEM DE VIRTUDES ( APENAS SE ACHAM )
    SENDO QUE NA VERDADE O VÉU NEGRO DA VAIDADE , ENCOBRE A REALIDADE DO QUE SÃO E QUE FAZEM DE ERRADO .
    POR ISSO QUE TORNO A PERGUNTAR :CADE ESSES VERDADEIROS CRISTÃOS ??????

    ResponderExcluir