sexta-feira, 25 de março de 2011

 

IRRADIAÇÃO



Irradiação, conforme o dicionário, é o ato ou efeito de emitir ondas, lançar raios de luz ou de calor, ou vibrações. Na prática espírita, esta definição poderia ser: transmissão de fluidos espirituais à distância, muitas vezes conhecida como passe a distância.
No processo da irradiação, transmitimos aos outros, pelo mecanismo da força mental, a carga de fluido vital que dispomos para doar. A irradiação se faz à distância, projetando o nosso pensamento e sentimentos em favor de alguém, movimentando as forças psíquicas através da vontade.
A força do pensamento é de vital importância para o nosso dia-a-dia, pois podemos ser felizes ou infelizes, alegres ou tristes, vencer obstáculos ou ser derrotados por eles, obter grandes realizações ou cair em profunda depressão.
Allan Kardec, em A Gênese, afirmou: “...quando se cria imagens fluídicas, o pensamento se reflete no envoltório perispirítico, como num espelho; toma nele corpo e aí de certo modo se fotografa”.
A pessoa que irradia deve cultivar bons sentimentos, bons pensamentos e bons atos. Isto vai lhe formando uma "atmosfera espiritual" positiva, criando uma tonalidade vibratória e uma quantidade de fluidos agradáveis e salutares que poderão ser dirigidos através da vontade para outras pessoas.

A pessoa que irradia deve focalizar mentalmente o paciente para quem quer fazer a irradiação e transmitir, através do sentimento, aquilo que deseja: paz, conforto, coragem, saúde, equilíbrio, paciência etc.
Irradiação é a projeção do pensamento e do sentimento, que são energias que conseguimos exteriorizar de nós mesmos. Cada cérebro pode emitir vibrações de alta ou baixa freqüência, de acordo com os pensamentos constantes.
A propósito, todos nós estamos irradiando, constantemente, através dos nossos pensamentos, sentimentos, palavras e atos.
Essa energia que emitimos continuadamente forma nosso hálito mental, expressão cunhada pelo espírito André Luiz, que se propaga ao nosso derredor. Essas energias têm reflexos sobre nós mesmos e sobre as pessoas que convivem conosco, os que estão distanciados e todos aqueles no ambiente em que vivemos...
Por isso podemos, individualmente ou em grupo, projetar nosso pensamento, usando toda a nossa força de vontade, não se esquecendo de que estamos realizando um ato de doação e, consequentemente, de amor. Assim, a emissão de pensamentos em direção de alguém tem por finalidade sugerir-lhe reequilíbrio, coragem, fortalecendo-lhe o corpo e o espírito. Isto funciona muito bem quando emitimos pensamentos de restabelecimento, principalmente, em direção às pessoas enfermas.
A eficácia da irradiação, entretanto, dependerá da qualidade da emissão, na origem, e será tanto maior quanto melhor for a sintonia entre as partes emissora e receptora.
Para se ter uma idéia dessa energia emanada pelo pensamento, não devemos nos esquecer que a melhor forma de nos manter em sintonia com a Espiritualidade Maior é através da prece, da reforma íntima, da prática da caridade, pois assim, estaremos criando sempre energia vital de boa qualidade para nós mesmos e para doação, quando se fizer necessário.

                                                    Vanildo Favoretto

Pensamento do dia: "O homem que vive na indiferença, pelas dores do próximo, recebe dos semelhantes, a indiferença pelas dores que lhe são próprias" (Emmanuel)

Um comentário:

  1. ESSA POSTAGEM É A MEHOR DE TODAS
    SE ALGUÉM TINHA DÚVIDAS SOBRE O ASSUNTO , AGORA TEM A EXPLICAÇÃO QUE FALTAVA .
    GOSTEI MUITO .

    ResponderExcluir